domingo, 16 de maio de 2010

Vidas Secas do Séc. XXI

Uma família, um animal de estimação e seus pertences pessoais, andando por uma estrada, como se estivessem migrando para outro lugar. Cena parecida com uma relatada em uma grande obra da literatura brasileira, "Vidas Secas" de Graciliano Ramos, que em seu primeiro capítulo chamado "A Mudança", narra o episódio de uma família pobre sertaneja, procurando um lugar para viver, onde tenha comida e terra boa para plantar. Essa é uma situação comum até hoje para muitos que vivem na miséria e enfrentam grandes temporadas de seca no interior do nordeste brasileiro.

Infelizmente, o nordeste não é uma região que geralucros com facilidade para o Estado. Dessa forma, ele acaba ignorando, pois seriam necessáros muitos gastos para torná-la rentável.

Há também. um problema que não é somente do nordeste, e nem do Brasil, mas sim do mundo, que é a chamada desigualdade social. Aquelas pessoas senem falta das chances para poderem emergir na vida, poderem melhorar suas posições dentro da sociedade. E esse problema se inicia na educação, e esta por sua vez, começa na falta de investimentos na região. O Estado prefere ter bons profissionais em locais que lhe dão retornos lucrativos.

Então, como está explicito nos parágrafos anterioes, há necessidade de investimentos na região para melhoria da condição de vida desses que lá vivem. E uma coisa é certa, não vai ser acabando com um rio, como no caso da transposição do São Francisco, que essa miséria irá acabar.

_______________________________

Através dessa minha redação, gostaria de demonstrar como as propostas de redação de vestibulares, são tedenciosas. Acaba que você não tem o livre-arbítrio de dizer o que quer. Você tem que ser o bonitinho que deseja a bondade de todos, falar de igualdade entre os povos, etc.

Então é isso pessoas... está ai mais uma redação... abraço a todos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário