segunda-feira, 10 de maio de 2010

Profissionais Incapazes...

Boa Noite Leitores...

Por falta de tempo, não posso enrolar muito nas minhas introduções de texto, então vamos direto ao ponto... deixem os textos calorosos para os finais de semana.

Então, hoje vivenciei uma situação de pura indignação. Estava eu na minha sala, aguardando a aula mais esperada do dia... de Química é lógico. Existe coisa mais prazerosa do que dar nome a cadeias carbônicas? [mesmo parecendo ser irônico, não estou]. Foi quando eu, e meus colegas, lembramos que nosso professor titular estava viajando, ou seja, apareceria uma mal comida de uma professora substituta, como é de costume. E como hoje não seria diferente dos outros dias, isso ocorreu.

Apareceu uma tal de Camila [falei o nome mesmo... se algum dia, um pai ler isso aqui, e o filho estudar no Centro Educacional La Salle - Brasília, no ensino fundamental II, vai saber como é a professora de matemática dele].

Pra começar, mal educada... chega em uma sala de 3° ano, achando que estava falando com o povo dela... "Eae véih... vim substituir o professor de química de vocês... ele deixou um dever pra vocês fazerem aqui... me devolvam no final da aula" Ai cinco minutos depois: "PORRA... CARALHOO... FILHA DA PUTAA... CALA A BOCA", e assim foi o resto da aula, ela só chingando e gritando nos ouvidos dos alunos.

Agora pensem comigo... Imagine seu filho no 8° ano [antiga 7ª série], tendo aula com um ser escroto desses? Essa fase na vida de uma pessoa, é uma das importantes que formam a personalidade do individuo, e lógico que tudo isso dependo do ambiente em que ele vive. E ele passa maior parte de seu tempo no colégio. Agora pense... Matemática é normalmente uma daquelas matérias que mais se tem aula durante a semana, ou seja, o professor acaba se tornando influente para o aluno, mesmo se tratando de matéria exata... [num é porque o cara é um ser pirado das exatas, que ele não pode ter sentimentos, comportamento, influência sobre os outros]. Com essa situação, como seu filho irá crescer?

Uma coisa é um aluno de 3° ano  do Ensino Médio se defrontar com uma escrota dessa, pois ele já tem capacidade de criticar aquela pessoa. Porém, um "kids", como diz meu professor, não tem menor competencia, capacidade para fazer isso... Ou seja, o professor fez, então está tudo certo. E como sempre digo nos meus textos: A partir de formadores medíocres, criamos uma sociedade também medíocre. Então infelizmente, o sistema de ensino no Brasil está falho, ai você me diz: "Mas só que você estuda no ensino privado, o que o Estado tem haver com isso?"

E eu respondo: Tudo, pois aquele ser mais ou menos não se forma onde ele trabalha, e sim na faculdade, nas matérias lá que ele encara no curso de licenciatura plena, sobre pedagogia... que ensinam como dar aula, como lidar com os alunos. Que nesse caso, quem padroniza esses sistemas de ensino é o governo [se a faculdade, mesmo privada ou públicca, não cumpre. já é outra história] E talvez ele até aprendeu certinho na teoria, porém, não soube por em prátca devidamente, pois não teve uma oportunidade de práticar com orientações de profissionais capacitados.

Então ai está o problema chave: FALTA DE PRÁTICA NA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS, SOB ORIENTAÇÃO, pois hoje em dia, muitos saem da linda Universidade, sabendo muito, porém, ao mesmo tempo, sem saber nada. Sabe muita teoria, mas na hora de apricá-la?? Nota 0.

Então está ai meus queridos leitores... mais um desabafo... até a próxima...

Nenhum comentário:

Postar um comentário