quarta-feira, 12 de maio de 2010

Escola sem graça...

     O que é preferivel? Estudar o que se deseja desde jovem, ou ter que enfrentar cerca de 12 anos, matérias que não te agradam, porém, obrigatórias? Essa é uma das causas que motivam o grande desinteresse de nós estudantes pela vida escolar.
     Em países de alto desenvolvimento, o sistema educacional funciona de uma maneira, que o estudante desde novo, já é direcionado a saber que área deseja seguir profissionalmente. Dessa maneira, um aluno que deseja o ramo da saúde por exemplo, não precisa ter as artes em sua grade escolar, ou seja, desde novo, já lhe é fornecida a oportunidade de decidir que matérias cursar, lógico, que com algumas obrigatórias, como línguas e matemática, por exemplo, que são fundamentais na formação de um individuo. Assim, a escola acaba se tornando mais agradável e atraente. Porém, para nós estudantes brasileiros, não é dessa maneira ainda que funciona o sistema educacional antecedente ao ensino superior. Alunos são submetidos a matérias que não lhe interessam, com isso, são obrigados a aprender o que não querem, causando grande desistência nos ensinos de base, fundamental e médio.
     E para piorar a situação de ensino, na maior parte do país, os alunos precisam esperar terminar o ensino médio para tentarem ingrssar no ensino superior, sob um sistema de avaliações interdisciplinares, com todas disciplinas e conteúdos dos últimos três anos escolares. E dessa maneira, como não há vagas para todos, muitos reprovam no temido vestibular, apelando para cursos preparatórios para persistirem no próximo ano, ou então, vão procurar emprego. Dessa maneira, acaba sendo gerada uma classe de trabalhadores desqualificados, pois não possuem especialização em uma área.
     Logo, através do desinteresse dos estudantes lá na base de ensino, acaba surgindo profissionais medianos, que não tem capacidade de trabalhar em setores especializados do mercado de trabalho, então, vão estudar para fazer concurso público para o senado, ganhar muito, e não saber fazer nada.

[Uma redação escrita por mim pelo colégio... pretendo postar todas que forem críticas daqui em diante...perdão pela falta de aprofundamento no asunto, porém só tinha 30 linhas para escrever, e acabei escrevendo 33 na folha... mas podemos ter uma noção do que é nosso ensino super atraente]

Nenhum comentário:

Postar um comentário