terça-feira, 1 de junho de 2010

Tratado de Latrão

[obs antes de começar... com esse post não quero ferir a religião de nínguém... apenas apresentar a história que ocorreu]

Boa Noite Leitores...

Ontem pela noite, estava eu realizando meus estudos de História, questionario que o professor passou para hoje de manhã, quando me deparei com uma pergunta:

Sobre o Fascismo Italiano, o que foi o Tratado de Latrão?

_______________________

Antes de iniciar essa resposta, gostaria de explicar o que foi o fascismo italiano, para quem não sabe...

O Fascismo Italiano foi uma forma de governo  totalitario aplicado por Benito Mussolini na Itália em 1922 onde retirava do povo, toda sua liberdade, censurando imprensa, proibindo defensores de outro modelo de estado, proibindo também sindicalistas, etc. O Estado mandava em TUDO e combatia os governos liberais, democcraticos e comunistas.

Mussolini chegou a Primeiro-Ministro italiano através do povo, que através da Marcha sobre Roma, invadiu a capital italiana exigindo que Benito fosse nomeado.
________________________

Então, voltando ao assunto original do post, em 11 de Fevereiro de 1929, Benito Mussolini representando o governo italiano, e o cardeal Pietro Gasparri representando a Santa Sé, no papado de Pio XI, assinam o Tratado de São João Latrão, ou simplesmente, Tratado de Latrão,  e apartir desse momento, sendo reconhecida a independencia do Estado do Vaticano.
______________________________

Primeira Pergunta...

O que impedia a independência do Vaticano??

Em 1869, ocorreu a formação do Estado Italiano, unificando os Reinos de Sardenha,  Reino das Duas Sicilias, os Estados Pontificios [governados pela igreja], Reino Lombardo Venêto, o grão-ducado da Toscana, e os ducados de Parma e de Moderna, situados todos na penísula itálica.

"Durante o processo de unificação da península, a Itália gradativamente absorveu os Estados Pontifícios. Em 1870, as tropas do rei Vítor Emanuel II entram em Roma e incorporam a cidade ao novo Estado. Em 13 de março de 1871, Vítor Emanuel II ofereceu como compensação ao Papa Pio IX uma indenização e o compromisso de mantê-lo como chefe do Estado do Vaticano, um bairro de Roma onde ficava a sede da Igreja.  O papa porém, recusa-se a reconhecer a nova situação e considera-se prisioneiro do poder laico. Além disso, proibiu os católicos italianos de votar nas eleições do novo reino".

____________________________________

 Dessa forma inicia-se uma grande discussão entre a Igreja e o Estado italiano, surgindo a famosa Questão Romana, que só vem acabar em 1929 com a assinatura do tal Tratado de Latrão, que têm os seguintes três documentos na sua constituição:

  1. Um tratado político reconhecendo a total soberania da Santa Sé no estado da Cidade do Vaticano, doravante estabelecida.
  2. Uma concordata regulando a posição da Igreja Católica e a religião católica no Estado italiano.
  3. Uma convenção financeira acordando a liquidação definitiva das reivindicações da Santa Sé por suas perdas territoriais e de propriedade.

Com isso, com o Vaticano independente, formando o menor país do mundo, a Igreja começa a apoiar os fascistas. Ou seja, os apostólicos romanos são comprados através de trocas de favores. Mussolini diz: "Me apoie, que eu aceito a soberania, a independência do seu Estado, e ainda declaro sua religião como oficial em meu país".

Mas por que Benito Mussolini queria o apoio da Igreja?

1° - A igreja por ter sua sede em Roma, sempre teve a maioria dos italianos católicos...
2° - Religião com maior número de seguidores no mundo...
3° - Eram anti-comunistas...

Destaque para 3ª opção... Até hoje não sei formar uma opnião sobre como definir a Igreja politica e economicamente... Mas eles se definiam anti-comunistas pois estes eram famosos por serem ateus...

Resumindo... o Papa Pio XI não fechou os olhos para o fascismo... ele enchergou tudo e APOIOU...

A Igreja Católica Apostólica Romana apoiou um dos métodos de governo mais barbaros da história... o FASCISMO... Agora tenho curiosidade de saber qual foi sua relação com o Nazismo...

Mas então pessoal... não critico em momento algum a fé de vocês, com o crisianismo em si, mas isso são apenas FATOS HISTÓRICOS... Da mesma maneira que Joana D'Arc foi assassinada queimada viva pelo Tribunal da Santa Inquisição... são apenas fatos...

Abraço a todos... e até a proxima...

Nenhum comentário:

Postar um comentário