quinta-feira, 1 de abril de 2010

Música... Apenas notas músicais ou sua vida?

Love of my Life - Queen

"Love of my life, you've hurt me
You've broken my heart, now you leave me.
Love of my life can't you see,

Bring it back bring it back,
Don't take it away from me,
Because you don't know
What it means to me.

Love of my life don't leave me,
You've taken my love, you now desert me,
Love of my life can't you see"

(...)

________________________________________________
Ufa... que alívio... eu tinha que citar essa música para alguém, tomara que  leiam, e vejam também no youtube, a versão maravilhosa dessa música, no Rock in Rio '85... não sei se é porque estou cada dia mais apaixonado pelo meu amor, mas nessa última semana, essa banda perfeita perfeita entre John Deacon, Roger Taylor, Brian May, e o magnífico Freddie Mercury mecheu comigo... Queen... recomendo a todos em qualquer estado de espirito, faz bem para mente, e como eu disse na postagem anterior, para quem não conhece, pesquise um pouco sobre, e enriqueça seus conhecimentos culturais...
_______________________________________________
Mas arpoveitando que estamos falando de música, vamos embalar no assunto...
Antes que eu fale minhas merdas, eu gostaria de me desculpar já, se o meu discurso partir muito para a tendência rock & metal... pois eu não nego, é o que eu gosto...

_______________________________________________

Mas então pessoal... vamos partir de um conceito...

O que é Música?

Aurélio Buarque de Holanda Ferreira diz:

1. Arte ou ciência de combinar sons de modo agradável aos ouvidos 2. Composição Musical 3.Música Escrita 4. Conjunto ou corporação de músicos

Wikipédia diz:

A música (do grego μουσική τέχνη - musiké téchne, a arte das musas) é uma forma de arte que constitui-se basicamente em combinar sons e silêncio seguindo ou não uma pré-organização ao longo do tempo.

 Sr. Boladaço diz:

Conjunto de sons, que unidos de uma forma harmoniosa, é capaz de modificar ou intensificar seu estado emocional.

Mas como sou eu que escrevo nesse blog, e não o Sr. Buarque de Holanda e nem a pessoa que escreveu no Wikipédia, então para mim, e para você enquanto lê o que eu escrevo o que importa é o que eu digo, pois eu tenho que escrever de acordo com a minha opinião, que ai sim é formado a partir dos conceitos dessas e outras pessoas.

Então, se a música pode ser capaz de alterar nosso estado emocional, nossa concentração, nosso interior, o que ela representa pra nós?

Em vários momentos de seu dia-a-dia, você se depara com sons fluindo no ar em forma de onda sonora que você é capaz de perceber através de seu sentido da audição. Alguns de maneira desorganizada formando sons desagradáveis que muitas vezes acaba te causando um estresse, mas também você encontra em ônibus, elevador, no seu celular, no carro, no seu mp3, mp4, mp5, iPod, iPhone, na escola, trabalho, bar, restaurante, em qualquer lugar, uma forma organizada e harmoniosa desse som, que chamamos de Música. Então chegamos a grande discussão das pessoas... Será que o mesmo som que é agradável para seus ouvidos, também é para os meus?

Dentro do mundo musical, temos vários estilos, mas para iniciar a diferenciação, temos quatro gêneros:

-Erudito
-Popular
-Folclórico
-Religioso

Para nossa discussão, partiremos da música popular, que como o nome diz, é o que o predomina o gosto das pessoas.

Por exemplo, por que será que uma pessoa que gosta de Sertanejo, muitas vezes não gosta de Punk Rock? Será que é o sentido auditivo dela? Ou será que é o costume da pessoa?

Até onde sabemos ninguém nasce roqueiro, pagodeiro, micareteiro, porém, nossa primeira preferência musical surge a partir do que nossos pais aplicam para escutarmos... Eu por exemplo, fui criado no meio de samba, axé, MPB, pagode, e até os meus 15 anos era o que mais escutava, e quando meu pai se arrependeu da besteira e foi tentar me converter com o que pra mim atualmente é maravilhoso, que é o Hard Rock do Led Zeppelin, aos meus 8 anos de idade, eu achei aquilo horrível. Ma por quê? Certamente porque aquilo não era comum ao meu cérebro. Ai somente aos 15 anos, a partir de amigos, e quando percebi o quão era interessante a ideologia daquela tribo de “roqueiros sujos”, me acostumei com aquele gênero e aprendi a ver o quanto era bom o Hard Rock primeiramente, depois o Heavy Metal, Punk Rock, Thrash Metal, Hardcore, entre outros estilos. Mas ai, quando aprendi a “curtir” esse tipo musical do famoso lema Sex, Drugs & Rock’n Roll, comecei a tomar “nojo” do sertanejo e pagode por que não faziam mais parte do estilo de idéias que formam minha mente. Mas por quê? Atualmente, os grupos de pessoas também são separados em torno da música, além da religião, visão política, classe social, etc. E a partir da música, as pessoas que gostam de pagode, sertanejo, axé, forró, não tinham mais o mesmo tipo de pensamento que nem o meu, ou seja, não consegui mais me adequar com eles e nem com os músicos que interpretavam aquele estilo, pois querendo ou não, são eles os maiores responsáveis pelo comportamento daquele grupo de pessoas.

Mas a onde quero chegar com isso?

Quero somente dizer, que o seu gosto musical está mais ligado a você, do que imagina. Ele também representa sua maneira de ser, não é só o conjunto de notas que entra pelo ouvido, mas sim um elemento do seu estilo de vida, pois a partir do momento que você gosta daquilo, o seu lado pessoal tem algo haver com sua escolha. Por isso que os apaixonados que nem eu, tem a tendência ouvir música “corta-pulso”, kkkkk.

Então é essa a mensagem que queria deixar pessoal. A música que você escuta, ela não é apenas notas musicais para você, mas sim, parte do seu jeito de ser...

Abraço para todos, e até a próxima

Nenhum comentário:

Postar um comentário