quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Censura...

Boa Tarde leitores...

Em primeiro lugar, domingo, 15/08, foi aniversário do Sr. Boladaço, com comemoração no parque da cidade, um churrascão, no dia 14/08... Obrigado a todos que compareceram.

________________________________

Mas agora vamos ao que interessa...

CENSURA...

Nossa, essa palavra causa arrepios em qualquer ser humano... e remete no pensamento a falta de liberdade de expressão, supervisionamento sobre os meios de informação e cultura, ditadura de Vargas, dos militares, governos autoritarios e totalitários em todo o mundo, Cuba, Coréia do norte. Tudo isso vem na cabeça de uma pessoa bem informada historicamente.

Mas então, organizando as idéias:

O que é uma Censura?

Impedir a liberdade... Não só de expressão, mas também aquela que nos permite conhecer de tudo... Notícias, as artes, conhecimentos históricos, etc. Ou seja, toda sua liberdade em relação a tudo fica subordinada a outro ser.

Normalmente e diretamente, esse sistema é aplicado após golpes de Estado, ou seja, durante uma ditadura.

Casos conhecidos no Brasil, foram a ditadura de Getúlio Vargas [DIP], governo militar [DCDP]. No mundo, temos os fascistas e comunistas, na Itália, Alemanha, União Soviética, hoje em dia em Cuba, Coréia do Norte, Venezuaela.

Mas então,  acho que deu para exclarecer que diabos é uma censura.

Então vamos ao ponto onde quero chegar...

A CENSURA é implantada somente por um Estado?

Vejamos jornais, televisões e radios... Todos contém alguém controlando o que vai ser exibido para a população, qual é o "melhor" conteúdo a ser apresentado.

Todos eles também, por trás, possuem uma ideologia. Aproveitando a época de eleição, exemplos disso são as revistas Veja [José Serra], Época [Dilma Rouseff], Istoé [pelo que leio, acredito que a Marina Silva].
Todas essas revistas, por mais que tentam esconder, elas tendem a defender um lado político, e atacar mais o outro.

Outro exemplo é a Globo, o Bradesco, que sempre vão apoiar quem estiver no governo, pois é quem os salvam da falência.

Enquanto isso é apenas uma disputinha ideológica, tudo bem, mas tudo piora quando se envolve a mente da população, a manipulação de idéias usufruindo da "burrice" do povo.

Me desculpem, mas 51% dos eleitores são analfabetos funcionais, caso vocÊs não saibam. Apenas sabem ler e escrever, mas não tem uma formação adequada da mente.

Apartir do momento que uma pessoa não adiquire uma formação ideológica adequada, podemos dizer que ela está inapropriada a decidir o que é o melhor tanto pra ela como pra sociedade. Não digo isso só politicamente, mas também culturalmente, que é o ponto onde quero chegar.

Quando uma pessoa não associa um conhecimento com qualidade, ela passa a "absorver" tudo que lhe fornecem com facilidade, tudo aquilo que não exige uma ccerta reflexão. O exemplo disso, que uma amiga usou um dia desses em uma conversa no msn, é o tal do "rebolation".

"O Rebolation é bom", "Mão na cabeça que vai começar", "O rebolation" "se você fizer fica melhor"

Que mensagem isso tem?? Como uma professora minha de gramatica diria, "é vazio de significado". Porém, é sucesso nacional... E culpa de quem, que é sucesso nacional? DA MÍDIA... se não fosse ela, talvez mais da metade do Brasil nem conhecesse a praga.

Sintetizando, jornais, televisões, revistas e radios manipulam sim o que você deve conhecer, e lógico, tudo de uma maneira que beneficiem eles, que é todo brasileiro continuando em sua plena mediocridade.

Obaaaaaaa \o/

"Transforma o Brasil inteiro num puteiro, pois assim se ganha mais dinheiro", já dizia o Cazuza...

Reflitam...

2 comentários:

  1. como um amigo disse no msn "dizem q a censura acabou, n acredito."

    ResponderExcluir
  2. Gostei mto, um dos seus melhores posts, sem dúvida! (deu pra ver que alguem prestou atençãona aula do leandro aí hein!) uhauhauha

    ResponderExcluir